terça-feira, novembro 30, 2010

A evolução do lixo

     Desesperador  é ver como a maioria dos seres humanos procura ignorar tudo que lhe diga respeito à MUDANÇA DE HÁBITOS.
      Quando observamos a história do homem podemos verificar que sempre houve RESISTÊNCIA à tudo que cheirasse mudança, porém, chegamos ao momento de nos FLEXIBILIZARMOS, deixarmos os entraves de lado e agir, agir em prol da natureza.
      Quando nos referimos à natureza, com certeza nos arremetemos à uma paisagem bucólica, onde pássaros, flores, árvores e pequenos animais vivam em perfeita harmonia, e com certeza, nos excluímos do quadro.
       Nos incluímos sempre no grupo dos MALFEITORES da natureza, mas a verdade é bem diferente. Somos parte da natureza e com certeza uma parte muito importante, pois detemos o poder de transformá-la totalmente.
       Campanhas existem aos montes, Ong's bem intencionadas agem com intensidade porém, nos falta a ação individual. Somos seres individuais, cada um com suas características, responsabilidades, maneiras, porém, temos que nos lembrar que SOMOS PARTES INDIVIDUAIS DE UM COLETIVO, UM COLETIVO EM PERIGO!
        É chegado o momento das AÇÕES INDIVIDUAIS COM RESPONSABILIDADE COLETIVA. E aí chegamos em uma solução primeva, simples e inerente à qualquer ser humano, A PRODUÇÃO DE LIXO.
        Já nascemos produzindo isto, e com certeza ao morrer, continuaremos produzindo, então... VAMOS DAR VALOR A ESTA AÇÃO.
         O ato de produzir  lixo nos remete à um problema muito pouco pensado,muito maior e que hoje se tornou um PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA.
          Toda ação gera uma reação, diz a lei da física, e todos nós que fazemos parte da natureza estamos sentindo que o fato de O NÃO DESTINAMENTO CORRETO DO LIXO , tem acarretado consenquências desastrosas.
           É passado o momento de adotarmos em nosso dia a dia, a prática dos 6 ERRES.
    1. NOS REEDUCANDO quando o assunto for LIXO, pois o capitalismo nos fornece uma gama de produtos tão imensa, que pouco se sabe sobre o que estamos consumindo, principalmente no ítem DO QUE É FEITO E PARA ONDE DEVE IR SEUS RESTOS.
    2. REPENSANDO sobre a  NECESSIDADE REAL de se obter o objeto focado. Na grande maioria das vezes, adquirimos ou desejamos o que é supérfruo.
    3. RECUSANDO produtos que sejam ecologicamente incorretos. Quando a maioria fizer isto, os produtos ECOLOGICAMENTE CORRETOS ficarão mais baratos! 
    4. REDUZINDO nosso consumo. Fomos educados a querer sempre mais. É hora de dar um basta a esta forma de proceder.
    5. REUTILIZANDO tudo que ainda for útil.
    6. RECICLANDO todo produto que puder passar por este processo. 
         Conhecimento, inteligência, racionalidade, estes são alguns dos elementos que diferem o ser humano dos outros seres. Vamos colocá-los em prática .